O GLOBO ======= Segunda-feira, 5 de junho de 1995 MUD, MOO, RPG e outros bichos ============================= ------------------ Susana Liskauskas ------------------ Se você encontrar um amigo em frente a um micro, escrevendo um monte de frases sem sentido e dizendo que está num quarto conversando com pessoas do mundo inteiro ou lutando contra monstros, não se assuste. Seu amigo não ficou louco. Certamente é um dos adeptos do MUD. A sigla esquisita significa Multiple User Dimension. Ou seria Multiple User Dungeon? Ah! Multiple User Dialog. Melhor: todos ao mesmo tempo. Uma nova geração dos jogos Dungeons e Dragons e dos RPGs, que só se desenvolve na Internet. Quase um vício, os MUDs, que surgiram nos EUA em 1979 com o Multi-User Dungeon, se tornam atraentes por reunir pessoas de todas as partes do planeta que interagem simultaneamente. Nicholas Negroponte, diretor do Laboratório de Mídia do Instituro de Tecnologia de Massachussets (MIT), se refere aos MUDs em seu livro Vida Digital como "third place", em bom português terceiro lugar, (nem casa, nem trabalho), em que algumas pessoas ficam oito horas por dia. Para Negroponte, os MUDs representam um embrião da gama de atividades de entretenimento desenvolvidas em redes no próximo século. No Brasil, o interesse pelos MUDs cresceu na proporção em que a Internet ganhava espaço nas universidades. O estudante Sergio Macedo, que cursa Engenharia Eletrônica na UFRJ, confirma essa tendência. Em 1992, quando começou a acessar a Internet nos laboratórios da faculdade, Macedo conheceu o MUD e só sossegou quando descobriu os segredos de programação dele. Com uma versão do "Circle", um fonte para MUD criado pelo Americano Jeremy Elson, Macedo criou o Magma.leg.ufrj.br 4000, um MUD construído no laboratório de eletrônica da Faculdade de Engenharia da UFRJ no final de 1993. Jogador de RPG, Marcelo que é o Implementador ou "Deus Supremo" do Magma, moldou o MUD com características de RPG. Há quatro classes (magos, ladrões, clérigo e guerreiros), e as personagens estão sempre envolvidas em combates com criaturas estranhas. Mas o Magma também funciona como talker, uma versão evoluída dos turbulentos IRCs (Internet Relay Chat). Nessas áreas, as pessoas abandonam os combates e podem ficar apenas conversando em espaços conhecidos como "quartos". - O Magma atenuou o problema que tira do sério quem joga MUD aqui no Brasil: o lag, o longo espaço de tempo entre o comando e a sua resposta - explica Macedo. - Como as velocidades e conexões no Brasil ainda são baixas, a participação em MUDs estrangeiros fica complicada. Esse atraso na resposta chega a desestimular os curiosos. Participante de um grupo de RPG, o analista de sistemas Saliel Figueira Filho entrou em alguns MUDs como convidado, mas reclama quando o assunto é conexão. O estudante Sérgio Bruder, que acesso a Magma, também acha irritante o tempo que se perde esperando resposta, quando se acessa um MUD em outro país. Para Demetrius de Vasconcelos, que cursa Informática na UFRJ, a pior conseqüência do lag é a perda de pontos durante um combate. - A demora da resposta de um comando durante uma batalha é fatal - comenta Vasconcelos. Mas nem tudo é pura aventura no mundo dos MUDs. Há uma categoria voltada para a construção de sociedades virtuais textuais, também conhecida como MOOs (MUD Object-Oriented). Ao contrário dos outros MUDs, em que o os deuses têm poder para criar ambientes, personagens ou objectos, nos MOOs a criação é livre. Qualquer pessoa pode incluir novos ambientes, objectos, meios de transporte etc. O objectivo é desenvolver atividades profissionais, científicas ou educativas numa sociedade virtual, com uma ferramenta básica: a palavra. Confraria de amigos virtuais ============================ No Laboratório de Mídia (Media Lab) do Instituto de Tecnologia de Massachussets, o MOO é a base de um projecto de Comunidade Virtual Profissional. O MediaMOO é uma comunidade virtual, ou um MUD, que roda na Internet com o objectivo de promover a discussão sobre trabalhos académicos. A equipe do Media Lab acha que os MUDs podem ajudar na construção de uma comunidade de trabalho que Seymour Papert, o pai da linguagem Logo, acredita poder ser criada no computador. Papert compara essa comunidade a uma espécia de escola de samba tecnológica. Nas escolas de samba brasileiras, todos ensinam, aprendem e trabalham juntos para o carnaval. Tudo isso, segundo Papert, pode ser feito com uma tecnologia criada no computador. Nessa linha, o escritor e educador Guilherme Kujawski começou a desenvolver no ano passado um MOO para a Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP). O objectivo é usar o MOO como abordagem multidisciplinar em escolas de Primeiro e Segundo Graus. De acordo com o cronograma montado por Kujawski, no segundo semestre deste ano, o MOO da Escola do Futuro estará praticamente pronto. Nessa fase, Kujawski vai entrar em contao com professores de português e literatura de todas as escolas conveniadas à Escola do Futuro. Eles serão convidados a participar de uma conferência on-line em que Kujawski explicará o projeto. - Através do MOO, os alunos podem melhorar seus conhecimentos em redação, gramática, português e inglês - conta Kujawski. Para fazer o primeiro MOO brasileiro, Kujawski contou com a ajuda de dois estudantes da Universidade do Minho, em Portugal, que criaram o Moosaico. Rui Mendes, um dos criadores do Moosaico, define seu MOO como um tipo de MUD mais ligado ao convívio em sociedades virtuais. O objectivo do Moosaico, segundo Mendes, é formar sociedade virtual em várias línguas, como uma torre de Babel e um mosaico de culturas. - No Moosaico, pessoas de culturas diferentes podem se comunicar e trocar esperiências, idéias, hábitos, gostos etc - diz Mendes. - A estrutura do programa, que tem um interface multilingue, permite que franceses vejam as coisas em francês, ingleses vejam as mesmas coisas em inglês e assim por diante. Patrícia Menezes, gerente do Centro de Informática na Educação/Projecto Horizonte, da IBM, é outra fã do MUD, principalmente do projecto MediaMOO. Para Patrícia, o mais surpreendente no MUD é poder conversar e "esbarrar" com pessoas de todo o mundo a qualquer momento. - A estrutura do MUD, baseado na comunidade virtual, lembra o amigo invisivel que toda a criança inventa. (S.L)